Connect with us

Tecnologia

Nova tecnologia do Google promete proporcionar conversas naturais com assistentes virtuais

Ainda em fase de desenvolvimento, LaMDA permite que assistentes virtuais e outras tecnologias automatizadas desenvolvam um diálogo menos robótico na hora de interação com o usuário

Em meio às diversas novidades, o evento do Google nesta terça (18) trouxe novidades sobre um projeto que pode revolucionar a forma como interagimos com assistentes virtuais. Batizado de LaMDA – abreviação para Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo – a nova tecnologia permite que o público tenha conversas naturais com sistemas de interação como do Google Assistente, a Alexa e a Siri.

Ainda em fase de testes, o aprimoramento no caso possibilita que a assistente virtual do Google deixe de funcionar com base em uma série de perguntas e respostas pré-programadas e passe a “engatar de uma forma livre e fluida sobre um número infinito de tópicos” – em outras palavras, a relação homem-máquina fica menos truncada e passa a funcionar como uma conversa normal. No evento, o CEO Sundar Pichai demonstrou essas capacidades a partir de dois exemplos de tópicos distintos, Plutão e um avião de papel, e em ambos a LaMDA conseguiu manter a conversa sem se confundir com “respostas” ou “perguntas”.

A LaMDA por enquanto funciona dentro de conversas de texto, mas Pichai afirmou na apresentação que eventualmente a tecnologia será expandida a elementos como vídeo e áudio, além de incorporada a ferramentas existentes como o próprio Google Assistente e o Google Maps. As aplicações são muitas, afinal, em especial se considerar a flexibilidade que o programa permite a serviços de buscas e pergunta e resposta.

Essa fase está um pouco longe ainda, entretanto. No blog oficial, o Google escreve que investiga “formas de garantir que as respostas da LaMDA não sejam apenas convincentes como corretas”, algo que a companhia entende como um desafio para modelos de linguagem dado que o sistema não é construído em torno do que é certo ou errado. A empresa também escreve que explora “dimensões como interesse” ao assessorar como as respostas podem soar perspicazes, inesperadas ou inteligentes.

 

Via B9

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gilmore Girls: nova temporada ganha imagens inéditas

Cinema e Tv

22 de Setembro: Netflix estreia Easy, nova série com Orlando Bloom

Cinema e Tv

Que tal se livrar das postagem do BBB no seu Facebook?

Dicas e tutoriais

Conheça os personagens de 13 Reasons Why

Cinema e Tv

Advertisement
Connect
Recebas as Novidades